Instrução

Lição 2 do 3° Trimestre 2011 Edição em 05 de julho - Pr Timoteo Gueiros



A Mensagem Do Reino De Deus

O tempo está cumprido, o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho” (Mar 1:15)

Introdução
Os escritos sagrados no livro do profeta Jonas, traz-nos a narrativa da incumbência dada ao mesmo de levar uma mensagem ao povo na cidade de Nínive (Jn 1:1-2). E no percurso de sua viagem de fuga, foi inquirido com varias perguntas, e entre elas há duas: Que tens dormente? (Jn 1:6), Que ocupação é a tua? (Jn 1:8), que faz se também necessárias para a atualidade, isto digo quanto aos portadores e responsabilizados para difundir a mensagem do reino de Deus. À vista da genuinidade e importância da inequívoca mensagem proposta, é oportuno fazer ressoar por vezes, aos ouvidos, o despertar para o auto-exame da autenticidade do que pregamos, do que ouvimos, do que absorvemos, e do que fazemos com que os outros ouçam e absorvam; esta auto analise de forma responsável no que diz respeito ao caráter e conduta cristã, nos levará ao dever de dar uma auto-resposta às mesmas perguntas, que com certeza nos levarão a outras. “Que tens dormente?”... É possível que tenha comodismo, falta de desejo, desanimo, irresponsabilidade, desobediência, medo, timidez, etc.. E todas estas como muitas outras levam para a situação de dormência espiritual. Tomando consciência da primeira pergunta; logo a segunda será espontaneamente respondida. “Que ocupação é a tua?” se a resposta responsável da primeira é de que não esta dormindo, então a resposta da segunda é: A minha ocupação é guardar e viver, e conseqüentemente proclamar mensagem do reino de Deus. Desperta tu que dormes (Ef 5:14) Medita estas coisas, ocupa te nelas (I Tim 4:15) Um corpo acordado, está com a plena capacidade para o exercício dos seus sentidos, e a assim exercitados para aquilo a que se propôs, deverá, na continuidade, manter a fidelidade da forma adquirida, afim de que se possa dizer: “A minha ocupação é o reino de Deus”. Lembrando que todo o nosso aprendizado vem de nosso Senhor Jesus Cristo.

A pregação de João Batista anunciava a necessidade do arrependimento para receber o reino chegado, e o mesmo Jesus disse: “o tempo está cumprido, o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho”. (Mar 1:15) Vemos que a mensagem do ultimo dos profetas apontava para um mais poderoso que ele. João podia pregar o arrependimento, mas o mais poderoso pode tirar o pecado do mundo, e este também pregou a essência para o recebimento do reino de Deus; Jesus propagou arrependimento e credibilidade no evangelho. A ação de arrepender-se se e crer são indissociáveis para a atuação do reino de Deus. Estas atitudes estão propostas a todos, sabendo que todos são igualmente capazes de compreensão e livres para escolher, se assim fazem ou não. Na proclamação de sua mensagem, Jesus deixa bem às claras a condição imutável para receber e passar a fazer parte do reino chegado; e vale lembrar que a propositura do evangelho, (Jesus sabia disto e para tanto os designou), esta também estendida aos ensinos dos apóstolos, e prova disto é: Aparição, manifestação, operação e cooperação do Senhor a eles e para com eles. Jesus mostra também a personalidade ou qualidade do reino chegado, e quanto a implantação, a pessoalidade do Reino de Deus, isto é, os resultados qualitativos, condições estas identificadas na natureza e existência espiritual, expressas na retidão, com o excelso poder de se fazer materializar na forma de homem, sem deixar de ser divino. Comprovando assim a possível e impar possibilidade de tornar existencial no ser humano, o estabelecimento do reino de Deus afim de que o governo divino tenha domínio no mortal; e só assim o mortal poderá revestir se em breve, da imortalidade. (I Cor 15:54)


No reino de Deus o Rei é o Senhor Jesus, e Ele mesmo em sua onipotência, onipresença e onisciência, é também o mestre por excelência, e se há um mestre há o discípulo; portanto todos os matriculados na fé salvadora por cristo Jesus são salvos, e logo são seus discípulos; mas como também são participantes de um reino, são súditos do reino de Deus; e aqui está a completude desta grandeza de glória a nós revelada por Jesus Cristo: Deus tem este reino para que os homens vivam nele e por ele.


Como discípulos, todos se dispunham ao aprendizado, e assim aprendem também a proclamar o evangelho a toda criatura com submissão e obediência, visto que nesta escola há a excelência de todas as matérias que nos ensinam a viver como súditos do reino de Deus, em submissão, obediência e dependência; é necessário entender que estamos em continuo aprendizado, lapidação e aperfeiçoamento. E como em todo reino tem princípios, no de Deus é diferente, os princípios e regras são inequívocos, imutáveis tendo como objetivo a pureza de seus participantes E aqui é importante ressaltar para a necessidade do entendimento de que este reino de Deus não se associa em hipótese alguma à forma humana de ser, agir, compor, não há emendas de, na lei, já foi tudo previamente estabelecido. Apenas aceitamos ou não. E se não o pecado jaz a porta, foi o que disse Deus a Caim.


Ao ler o sermão da montanha em Mateus 5 a 7identifica se os requisitos para a retidão de conduta, e ao finalizar, Jesus ressalva para que tipo de construção de casa espiritual está erigindo neste reino, em que está sendo fundamentada. Não haverá resultados eternos se edificar associado a forma humana de adaptação para as coisas divinas.


I - A Natureza do Reino De Deus

Um Reino Espiritual

O povo de Israel aguardava ansiosamente um governo político, que viesse liberta los do domínio Romano e estabelece o trono de Davi. Porem, a teologia deles estava mal interpretada, quando vislumbraram o material, o terreno. E foram engolidos pelo seu próprio engano. Não se vê no texto bíblico, possibilidade alguma de governabilidade humanamente politizada, por parte de Jesus quanto ao reino de Deus, embora seja Ele Rei dos reis, mas não foi este o objetivo especifico de sua vinda. Mas os Judeus entenderam assim, e fizeram em sua forma de entender, varias acusações contra Jesus. Quando Jesus estava perante Pilatos e posta a sua acusação de rei dos judeus, Ele respondeu: “O meu reino não é deste mundo, meu reino não é daqui” (Jo 18:36) Jesus deixa claro que o seu reino é dos céus, e tudo que é dos céus caracteriza o espiritual, hora se há reino animal, há também o espiritual; e como não haveria? Se os ensinos de Paulo nos mostram a existência de corpo espiritual, estes corpos são seres e precisam de governo, por isso e correto afirmar que: Sendo o reino de Jesus espiritual, atuará diretamente no homem espiritual vivo, e, contudo trazendo vida e vida em abundancia, abençoando também até o corpo mortal para que expresse a retidão proposta pelo espiritual. Pois bem, como estamos tratando da coisa espiritual, invisível aos olhos do homem natural, mas visível pela fé, através do espiritual; somos sempre levados a compreender a natureza do reino de Deus como divina, eterna, justa. Portanto, propositora de valores que se opõe às sugestões supostamente interessantes e boas, oriundas do deus do presente século, que na verdade trazem continua e eterna destruição aos que a aceitam. Ao contestarmos e não aceitarmos as propostas malignas, não deve haver estagnação, antes uma busca com amor aos valores das coisas do reino; e saiba que esta busca e definida pela atitude, com esforço do individuo que tem em si o reino de Deus estabelecido, a saber: Buscar; Em suma, todo o conjunto do fruto do espírito em conhecimento, inteligência, oração, obediência e devoção


Um reino Pessoal


As coisas de Deus são para o homem espiritual, pois este entenderá a atuação espiritual proporcionada pelo próprio Deus no homem. Ao ouvir pela palavra de Deus, a mensagem do arrependimento, é gerada a fé, e a pessoa é levada a uma mudança de vida. Há transformação, há regeneração. Há um novo e bom rumo de vida interior; sendo que desde então tais experiência, leva cada um pela fé, ser controlado, direcionado, guiado, orientado pelo Deus soberano através da ação sobrenatural do Espírito Santo. Tudo em sua vida, em relação a si mesmo e aos outros, passa a ser pautado na base dos princípios que são desde a eternidade, e constantes na palavra de Deus. Passamos, portanto, desta forma, quanto a ser um reino pessoal, a te lo dentro de nós, ou seja, cada cristão genuíno é habitado pelo reino de Deus, e mais, está entre, pela sua fé no filho Jesus, o Rei. E agora muito mais, pois saímos do reino das trevas e fomos por Cristo, transportados para o reino do seu amor (Col 1:3)

Quanto A Pessoalidade do Reino


Segundo o dicionário de língua portuguesa, pessoalidade é a qualidade de pessoal; para tanto, trazemos neste tema este termo, para dizer que sendo o reino de Deus pessoal, ele gera para cada súdito, qualidades inerentes ao compota mento adequado e necessário de forma incondicional aos participantes do reino. Lembrando se que estas qualidade são sempre adquirida através da palavra de Deus produzindo frutos, primeiramente do interior que pode ser ou não exteriorizados, e quando há a exteriorização, passamos a produzir os frutos da expansão do reino. Exercitemos pois, a qualidade do autentico cristão, do autentico súdito, da autêntica terra que caiu a boa semente do reino. Este reino é um reino de geração de súditos espirituais. E por esta razão devemos preservar a qualidade da mensagem do reino de Deus, assim como ela é em si, e não produzir invencionices neo-testamentária, que de fato só trazem e trarão prejuízos, talvez irreparáveis, e a muitos.

O Reino De Deus E Seus Princípios


Para dispormos, quanto a interpretação do texto bíblico, a utilização adequada de definição ao termo principio é necessário trazer do seu significado a seguinte conclusão: (Começo, origem, fonte, conjunto de valores previamente identificados e irremovíveis pela exatidão de suas conseqüências, concitados ainda como: normas, preceitos, mandamento, regras) No texto do sermão da montanha (mat 5:1-12) está elencado o ativo continuo e irremovível, baseado na prévia existência do principio, isto é, o Justo que é desde toda eternidade: "Justo é o Senhor em todos os Seus caminhos, benigno em todas as Suas obras" (Sal. 145:17), entendemos por este texto que os caminhos ou resultados da bem aventurança já constavam na precedência divina antes da chegada do reino "O Meu Servo, o justo, com o Seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre Si" (Isa. 53:11). "Nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção!” (Atos 2:27). Em Cristo Jesus habita toda a plenitude, por isso todo principio tem origem Nele, inclusive o Seu reino de justiça e suas justas atribuições "Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os Seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça: é justo e reto!” (Deut. 32:4). Este é o reino das garantias absolutas, em todos os aspectos vistos por Deus como necessidade primordial aos súditos do seu reino; e inserido está, e intrinsecamente caracterizado um estado ensejado pelo homem, isto é, o estado de ser feliz. Viver neste reino é desfrutar de antemão e em parte, o gozo da eternidade com Cristo e de sua glória que há de ser revelada.

II – A Nova Vida Dos Que Fazem Parte Do Reino De Deus

A bíblia sagrada é enfática ao colocar a condição do homem que vive na pratica do pecado, como morto espiritual para Deus, “Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou”. (Rom 7:11) “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”. (Rom 6:13) “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados (Efe. 2:1) Aquele que ainda não passou pela experiência do novo nascimento de fato está morto, e não ha exercicio dos sentidos espirituais inerenbtes aos que tem vida. O novo nascimento tem seu rapido processo de gestação no ouvir, arrepender se, e crer no evangelho. Concomitantemente e atuante traz o convencimento, isto é, a ação do Espirito Santo, na vida de todo o que cre. Nele, isto é, em Jeus fomos gerados de novo, nascidos para o novo reino, adquirimos nossa nova identidade, temos o registro de nascimento no céu, ou seja o novo nome que a nós a de ser revelado na subida para o nosso lugar, experimentamos ja das riquezas da glória de Deus. Somos alimentado com o pão vivo, temos a nacionalidade denominada: natos do novo reino, temos a honra: cidadão dos céus, adquirimos a condição de elementos portadores dos requisitos para transformação no arrebatamento da igreja, passamos para a condição de filhos e co herdeiros com Cristo. Não nos deixemos ser enganados por nós mesmos. O novo nascimento produz uma mudança de vida, (Efe. 4:23-32) Neste texto aos Efésios esta implicito o novo comportamento, isto é, a pessoalidade do reino divino. Por isso o Apostolo Paulo escreve: “E vos vestistes do novo que se renova segundo a imagem daquele que criou” (Col. 3:10) “Tal ciência é para mim maravilhosissima, tão alta que não posso atingir” (Sal. 139:6)

Proclamar O Reino De Deus

Visto que o objetivo da vinda do Senhor Jesus tem como alvo a salvação do pecador, livrando o da condenação eterna (Jo 3:16), temos por certo que este novo nascimento traz em seu todo a singularidade do reino de Deus, a proclamação de sua mesagem. Proclamar o reino de Deus aos homens é uma missão dada aos súditos (Mar 16:15) Esta pregação da mensagem do reino é em seu todo o viver as definições comportamentais estabelecidas pelo fundador do reino. Os súditos devem permanecer em plena obediência, não escandalizando em hipótese alguma, aqueles que desejam entrar no reino. Nas palavras de Jesus o escândalo é um pecado gravíssimo, devendo portanto ser evitado. (Mat 18:6) A forma de pregação tem variedades e destaco pelo menos três: Verbal, escrita e testemunhal através do comportamento. A bíblia afirma que “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”, (Heb 12:1) Nós não conhecemos a individualidade da reação destas testemunhas, e dependendo das motivações somos capazaes, por um mal testemunho, levar uma pessoa a consequencias de perdição eterna. Urge uma pergunta, qual é o caráter da nossa pregação?

Gerar Fruto

crente salvo em Jesus, tem em si, um continuo aperfeiçoamento, e este aperfeiçoamento é proporcionado no aprendizado da mensagem do reino e ação do Espírito Santo, levando o cristão ao fruto do espírito. E uma vez sendo o fruto do Espírito exercitado, somos impelidos voluntariamente á prática das boas obras, “as quais, Deus preparou para que andássemos nela” (Efe. 2:10) Encontramos no texto bíblico o ensino do auto-exame; e podemos fazer para saber se estamos gerando bons frutos, ou se estão anômalos, esta responsabilidade é fundamental na vida no reino de Deus. Uma das comprovações da existência do reino de Deus em uma pessoa, é o gerar frutos que podem serem vistos pelo salvo, por aqueles que o rodeiam, e inevitavelmente pelo Senhor e Rei.. Precisamos saber como é que estamos fazendo deixar edificar em nós mesmos a estrutura deste Reino; se está fundamentado em Cristo, é sólido, se está fundamentado somente nas coisas para esta vida, vai se desfazer. Busquemos pois gerar frutos dignos de súditos de um reino eterno e imutável, onde o seu Rei é eterno. Os frutos em nós gerados, transmitem àqueles que alcançamos uma irradiação da luz divina, provocando assim a expansão na proclamação do reino por intermédio da fé em cristo Jesus nosso Senhor, mediante a graça de Deus “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. (Efe 2:8)


A organização do Reino de Deus está alem da nossa tranliteração, o nosso vocábulo e pobre para expressar a grande plena constante de sua existencia; mas um dia assim como Ele é, nele participaremos plenamente.


III - O Reino de Deus Significa

Justiça


Esta é a justiça imutável, advinda unicamente da divindade suprema, ela jamais erra. Por isso, o pecador regenerado é justificado perante Deus, e neste ato a justiça divina nos é gratuitamente concedida pela fé em Cristo, mediante o sacrificio redentor, (Rom 3:21,25 ; 5:1; 8:33+34) a nossa justificação na pessoalidade de Cristo Jeus; ainda que os nossos feitos mereciam, mas o Senhor se doou por nós, e a cédula que era contra nós, foi rasgada na sua morte. Isto nos faz viver uma comunhão com Cristo, este elo de ligação entre salvador e pecador remido leva nos a testemunhar no amplo sentido dos aspectos do reino. Então nesta visão compreendemos mais um significado da justiça divina que é: A individualidade unida na coletividade dos suditos, leva à pratica do anelo da vontade divina no reino; aqui está portanto, a justiça do reino em sua reciprocidade em relaçao a Deus e ao próximo. Isto é, deixar extravasar os nosso atos de justiça dentro do reino. (Mat 5:13-16) Há uma classe de pessoas exercendo justiça do seu proprio entendimento e associando a. Como justiçade Deus.

Paz

A biblia sagrada mostra nos que a paz de Deus excede todo entendimento e guarda os corações e os sentimentos (Ef 4:7). Esta afirmação leva ao entendimeto que mesmo havendo, lutas perseguissões, tribulações, privações, contradições, gurras, pelejas... tudo o que estendemos querer nos fazer sofrer, a paz de Deus está acima de tudo, e sendo assim nestes momentos conflitantes, é possivel desfrutar a perfeita paz envolvendo nossas vida; mais uma garantia de vida feliz, pois os nossos sentimentos são guardados. A fé do crente é atingivel à essência de Deus e ele nos torna completos. Por ser a paz um elemento da natureza divina, ela habita no reino de Deus, por conseguinte, nos recebemos e fazemos parte do reino, então podemos desfrutar da paz gloriosa, envolvente, dissipante, invencivel, agradável, doce, perfeita... temos assim parte da natureza do reino em nós. Neste reino ha uma mensagem com garantias consistentes, uma mensagem de paz interior a ser levada e propagada ao mundo.

Os efeitos resultantes desta paz em nossas vidas, proporciona experiências inéditas a particularidade, provindas do reino de Deus, por isso tambem, devemos a cada momento, valorar a sublime mensagem deste reino maravilhoso. Ao descreve la em sua autenticidade, preservando sua identidade objetiva, estamos dando através das nossas atitudes, as suas devidas atribuições. E saibamos nós, que é uma responsabilidade tanto individual como coletivas de seus suditos. A mensagem de Jesus é simples e abragente: “Deixo vos a paz, a minha paz vos dou” (Jo 14:27) é um legado sim, deixado por Jesus para ser vivido.

Alegria

È um sentimento impresso no interior que extravasa atraves dos sentidos naturtais, e a condição para esta definição ao termo biblico. podemos dizer: é o contentamento em absoluto da existência de um reino pacifico e pacificador, onde mesmo que no homem natural haja descontentamento, contudo o espiritual é despertado para sobrepor em jubilo a certeza da presença de Cristo em excelência em sua vida. A fundamentação desta alegria ocorre pelo fato de haver uma comunhão, ou relacionamento sólido entre o crente e o Pai celestial, esta condição resume se na obediencia ao reino, e onde há obdiencia há confiança, na confiança há esperança, e a esperança, bilbicamente falando é motivo para alegria (Rom. 12:12), nada, em situação alguma, pode nos separar do amor de Deus, a alegria do senhor é a força dos seus suditos (Nem 8:10) O crente deve buscar a alegria do Senhor, e sendo ela alcançada deve ser exercitada através de canticos de louvores e adoração. Este estado de alegria pode prevalecer mesmo havendo aflições, visto que por fazermos parte de um reino de paz, é a nós assegurado as benécias do reino. O Espirito Santo é a pessoa que proporciona aos transportados para o reino, uma alegria indizivel. Podemos alegrar nos por muitas maravilhas recebidas, mas se em algum momento, nos sentirmos afligidos e parecer que está faltando alegria, lembremos nos que antes de tudo deve haver regozijo pelos nossos nomes escritos no livro da vida. Jubilemos em grade gozo pela qualidade inigualavel do reino a que pertencemos. Jubilemos e estejamos jubilosos

O reino de Deus e justiça, paz e alegria no Espirito Santo.


Conclusão

Na mensagem do reino de Deus estão inseridos os direitos e deveres do homem em relaçao ao reino: Arrepender se, Crer, Receber para si, Viver Na Pratica, Proclamar, Desfrutar Das Dádivas, Vivenciar a Comunhão Com Deus, Alegrar se no Reino e Viver Por Ele,Para Ele, Nele e Com Ele.




________________________________





Vencendo a Ansiedade



"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" (I Pe 5:7)



Introdução:



O que você pode dizer acerca da ansiedade? Em algum momento já a experimentou? Os motivos para a ansiedade em sua vida foram ou são justificáveis? Há já um plano pra se livrar dela?

Nesta lição veremos os pontos mais importantes sobre este esta doença que atinge em torno de 24 milhões de brasileiros, e apenas 1,7 milhões tem conhecimento de que tem o problema, é possível que através deste aprendizado pela revista da Escola Biblica Dominical muitos passem a deixar de fazer parte de um rol real e desagradável.



[Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto revelou que a doença é pouco conhecida e atinge 13% da população brasileira e somente 1% das pessoas sabe ou tem conhecimento]



. É verdade que nos deparamos em momentos que somos cercados pelos desprazeres e então somos levados à beira de uma situação como tal. Mas não podemos nos esquecer de que temos um auxilio que vai além da razão humana, Jesus o único capaz de perguntar: Porque estais ansiosos? Ao fazer a pergunta Ele estava conduzindo os seus ouvintes a estarem cientes da afirmativa que fez em sua palavra de esperança, ao determinar que olhassem para muitas coisas que não tem o mesmo valor que Deus dá a seus filhos: "muito mais valeis vós, do que os lírios dos campos, do que os passarinhos" Jesus estava dizendo: Não é preciso ter ansiedade, vocês não precisam ter uma preocupação excessiva, Deus esta cuidando de vocês.



. O medo de perder algo que julga ser de tão grande importância, a preocupação com o dia do amanhã, a incerteza de alcançar a conquista dos seus projetos, a insegurança diante de tantas ameaças, a falta de confiança em Deus, o cometimento de falhas que são passiveis da desaprovação de outros, expectativa aflorada de algo que pensa em vir e assolar o seu bem estar; estas e outras situações são fatores que possivelmente levam uma pessoa a estar em ânsias.



DEFINIÇÂO DE ANDIEDADE: aflição angustia grande inquietação, desejo veemente, impaciência, pressa, ambição, estado da psique acompanhado de excitação ou inibição que comporta um estreitamento.

Por ser um mal que atinge o sistema nervoso central, a ansiedade tende indiretamente, levar o ansioso demasiado a séries complicações até mesmo patológicas, emocionais e espirituais.



Por ser o nosso século, o mais avançado entre todos os demais, com a ciência em aumento e desvalorização do ser humano no sentido de utiliza-lo para os fins diversos que o homem pode realizar, as preocupações tem aumentado, a ânsia está refletida no exterior das pessoas, e isto vemos pelo comportamento individualizado das pessoas.



Mas há uma dimensão além das preocupações, e que podem ser alcançadas com a aplicação da fé, vivenciando a cada dia os rumos orientados através da palavra de Deus.



I - CAUSAS DA ANSIEDADE



. Temos que pela definição dos estudos que a psicologia com clareza nos deixa ao aprendizado sobre a ansiedade: é um estado emocional caracterizado pelo seu modo intra-doloso, e imprime a inquietude e medo;sempre enfileirado pelo processo desencadeante de desorganização de todo o sistema funcional nervoso do individuo; então é possível ver e poder compreender algumas das causas que não busca somente uma classe de pessoas, embora a ansiedade tenha atingido em maior percentagem da casa dos vinte aos trinta anos, as mulheres,via de regra este percentual não é regra taxativa, e quando olhamos para a palavra de Deus vemos que a mulher foi feito vaso mais frágil, é possível explicar esse grande número do seguinte ponto de partida: Com as exigências do nosso século, a mulher tem se visto parece que obrigada a entrar no contexto mercadológico, e como os seus níveis estão o como vaso mais frágil, não consegue desenvolver à mesma altura da potencialidade do homem. Com isto não se diz que a mulher é incapaz, pelo contrário a sua capacidade e estremamente elevadíssima, pois busca e atinge além das suas forças.



. Fé Vacilante Encontramos no texto bíblico que a fé é o firme fundamento. Fundamento é a base de toda estrutura, seja ela física ou abstrata.

Uma fé frágil, sem consistência, vacilante; é a causa principal do medo, da insegurança, do estreitamento do campo de ação de cada individuo.

Acontece sempre uma inconseqüente inquietação ante um perigo que possa existir ou não, ás vezes criado na imaginação da pessoa como a exemplo: o medo de não fazer sucesso em suas projeções, medo de enfermidade que pensa existir em seu corpo, medo do dia do amanhã, da morte, de perder o emprego.



. A incerteza tem provocado medo nas pessoas, a fé vacilante é como onda no mar, ora está alta, ora está baixa. Ora! Se a fé é o firme fundamento é somente encher se de fé, e a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. Lembremos-nos de Pedro quando estava afundando na águas, Jesus o tomou e disse: Levanta homem de pouca fé. Isto constantemente o Mestre está fazendo por nós.

. Cuidados Excessivos Com a Vida há muito que tem tanto cuidado com as coisa que passa a ser uma mania comportamental que resulta na perda da auto crítica em relação ao seu comportamento, tornando se chacota para os outros e perda da concentração necessária para o desenvolvimento de suas atividades: Observemos abaixo alguns destes cuidados:



a) Cuidados com ascensão social. Por vivermos em uma competição constante é comum vermos pessoas passando e atropelando as outras, querendo a desvalorização dos demais; e isto fazem buscando angariar para si uma posição de status elevado, fazendo de tudo para alcançar seu alvo. Um comportamento assim leva qualquer na mesma condição a uma perda da sua capacidade de raciocinio, pelo que é levado facilmente a um problema mais grave em sua saúde.



Todo o ramo de trabalho que alguém possa fazer parte no mundo capitalista em que presenciamos no nosso século, é incentivado a ser levado a uma constante competição; pois a competição aumenta os lucros, há uma disputa e todos fazem parte dela. E é exatamente essa uma das maiores competições do nosso século e tem causado ansiedade em muitos. A causa de muitas derrotas em diversos tipos de disputas tem sido a ansiedade.

Ao lermos a história de Saul, vemos que era um rei que causou sérias complicações para Davi. O mesmo Saul enfrentou também problemas emocionais, espirituais e físicos. Davi ao tocar seu instrumento acalmava o espírito de Saul, seu medo de perder o reino lhe causava ansiedade, tinha pressa para descobrir as coisas, consultou a feiticeira.



b) Cuidado com o acúmulo de bens materiais. Lembremos nos das palavras de Jesus que disse: "a traça e a ferrugem consomem" os bens materiais são dádiva de Deus ao homem, desde que seja alcançado de forma honesta, mas o cuidado que não devemos ter é a incontinência, nunca se farta, o que tem é sempre pouco, endeusam as riquezas usando o nome de Deus, esta situação tem levado muitos a ansiedade, tornam, se excessivos em suas tarefa e afligem os outros para encher seus cofres de documentos de bens adquiridos.



Precisamos ser cautelosos quanto a nossa forma de administrar os nossos impulsos para não querer adquirir bens entrando pelo caminho da ansiedade.

A bíblia sagrada diz que o homem pode trabalhar e querer trabalhar e ainda querer, mas para o trabalho do homem não há fim. Todos tem o dever de aprender o que a palavra de Deus no ensina: Que devemos ter contentamento. Onde estiver o tesouro ai esta o coração, o homem é muitas vezes incapaz de se limitar, e quer a cada vez mais.



II - O ESTRESSE COMO CONSEQUENCIA DA ANSIEDADE



. A ansiedade por ser a porta de entrada para diversos tipo de enfermidades, é uma das principais para o estresse. Quando a ansiedade atinge o sistema nervoso central, começa a irradiar sinais de descontrole para todas as áreas do organismo pois sobrepõe ao funcionamento normal e altera o metabolismo promovendo sequencialmente distúrbios, ora na mente, ora coração, ora aparelho digestivo, etc.

O estresse é provido no ser humano pela continuidade de uma determinada tarefa que o corpo se habilita a desempenhar, seja de ordem física. Emocional, vindo a atingir as questões do ser humano relacionadas à mente.

O estresse está relacionado ao esgotamento do todo de um ser humano, onde ele perde suas habilidade de ordem física, emocional e espiritual, o estresse sempre se apresenta sem que o individuo queira, mas cada individuo o faz surgir pelos seus exageros comportamentais.



. Os estresses é a junção de varias reações do organismo e da mente que são diagnosticadas quase que sempre em um estado já avançado.

É uma enfermidade que atinge todas as classes de pessoas, não escolhendo, etnia, origem, religião; todos os ramos que compõe a sociedade, tem sido atacado. Grandes homens da bíblia passaram por uma experiência assim. Todo cristão precisa exercer um auto-controle para não se tornar um crente com sinais de estresse que afeta seu circulo de convivência.



. Gostaria de lembrar que é possível que em dado momento o pastor precisa ser compreendido pelos seus cooperadores, houve um momento que Moisés quebrou as tabuas da lei.

Os momentos que o apóstolo Paulo viveu na Ásia chegaram a leva-lo ao desespero da vida (2 Cor 1:8) as aflições foram mais do que podiam, ficaram estressados.

Estes momentos são de fato possíveis de ocorrer na vida do cristão, mas como o mesmo apóstolo disse: "posso todas as coisa naquele que me fortalece" Assim dizemos também.



a) Os causadores do estresse são diverso fatores inoportunos, como perdas familiares, separações no casamento, perdas financeiras, excessividade laboral, auto culpabilidade, desconfiança demasiada, excesso de preocupação. È necessário reconhecermos que não há dignidade em nós para tão grande benção da parte de Deus, porém o senhor nos faz dignos de recebê-las. Ao lermos o salmo de numero 73, vemos o salmista fazendo queixas e logo então reconhecendo que Deus o havia feito digno, pois havia algo mui melhor reservado aos fiéis.



b) Sintomas do estresse são perceptíveis de maneira mais freqüente através da estafa, um cansaço inexplicável, fadiga do excesso de trabalho. Pela fraqueza do corpo físico resultando em indisposição para a auto realização, a dificuldade de raciocinio e memorização pode ser auto detectada, é somente fazer a observação de que se tal pessoa dantes era assim com seqüelas de problemas congênitos.



. O desanimo ocorre pela falta de forças psicológicas que levam a uma saliência às dificuldades. Vai aqui também uma orientação para os casais que em muitos momentos, a falta de apetite sexual regular é conseqüência de estresse, necessitando assim uma compreensão de ambos os conjunges A falta de apetite pode se desenvolver como característica de uma pessoa com ansiedade e estresse, atinge também a capacidade de filtrar pensamento de negatividade levando a o portador a consumir energias além das em situação em estado normal, o que causa ainda maior debilidade em todos os aspectos existenciais do ser humano como por exemplo: Tomar decisões sensatas, falta de produtividade, complicações no relacionamento, afastamento das pessoas ou isolamento, produtividade de aspectos negativos como se fossem reias.



. Não nos esqueçamos que o cristão deve cultivar a existência da operação do poder de Deus em sua vida, pois é segundo este poder que alcançamos as bênçãos de Deus em nossas vidas, isto diz o apóstolo Paulo em Efésios 3, Deus pode fazer muito mais alem do que pedimos ou pensamos.



III - COMO EVITAR A ANSIEDADE



. A melhor forma de combater qualquer mal e a prevenção, e isto em todos os aspectos da vida. Na vida cristã a exemplo de tudo é necessário uma dedicação ao sagrado na busca de conhecimento bíblico, da vivencia e experimento continuo da graça divina. A nossa prioridade em tudo é Deus. Buscai primeiro o Reino dos céus e as demais coisas vos serão acrescentadas. Vejamos algumas situações:

Diante das finanças. A palavra de Deus condena o materialismo, o cristão deve portanto atentar para não ceder às ofertas das riquezas que são apresentadas como sendo a única forma de se ver abençoado por Deus, Jesus disse: " os pobres sempre tendes convosco"



. Os bens materiais, a prosperidade material são dádivas divinas e todos temos o direito de desfrutar, no entanto uma busca desenfreada destes valores fogem aos desígnios de Deus para a vida do homem, a avareza tem tido incentivo por parte de homens que usam o nome de Deus para suas justificativas desqualificadas textualmente pela bíblia sagrada. As verdadeiras característica do reino de Deus não são equivalentes às formas aberracionais pregadas nos dias de hoje, "As demais coisas vos serão acrescentadas"



. Diante das necessidades cotidianas A credibilidade dada À palavra do Senhor não deve em momento algum ser colocada em cheque pré-datado, como que querendo ver “acontecer “

O justo pela sua fé viverá" Jesus afirmou que não devemos nos preocupar com o dia do amanhã com o que haveremos de comer, beber ou vestir; não estais inquietos acerca de coisa alguma, o Senhor tem prazer em suprir as necessidades dos seus filhos, a alegria de Deus é sorrir ao ver seus filhos se deleitarem confiadamente Nele.



. Todos os nossos intentos pessoais devem ter em primeiro lugar a direção divina em nossas vidas, prezar mais Deus do que o trabalho que realizamos para Ele é uma meta de cada cristão orientada pelo texto bíblico "O senhor se agrada mais em obedece-lo do que lhe oferecer sacrifício"



IV - COMO VENCER A ANSIEDADE



. A confiança em Deus é um privilégio adquirido pelo crente para sobressair à sua dificuldade, então devemos colocar nas mãos Dele todos os nossos cuidados pedindo lhe sabedoria afim de que sejamos sempre fiéis a Deus e não cobiçosos e possamos ser sempre vitoriosos.

Sejamos fiéis . A fidelidade ao Senhor deve ser uma constante em nossa vida. Havendo riquezas ou não, serviremos sempre ao Senhor com disposição para ama-lo sem reservas.



. A cobiça tem sido um mal sutil e atraidor de muitos que se deixam levar pelo engano dos olhos. A suficiência Divina é altamente impregnante para proporcionar aos que Nele crêem os desígnios das benções tanto espirituais como materiais.

Sejamos sempre fieis, qualificando-nos diariamente através da oração e meditação nas escrituras sagradas, só assim desfrutaremos vitórias.



. Confiança na provisão Divina A certeza de que Deus está cuidando dos seus filhos não pode faltar nas nossas vidas, devemos compreender que Deus conhece as nossas necessidades, e Ele sabe fazer bem como lhe é peculiar, não deixando à espreita os seus filhos. Deus e um ser que conhece todas as coisas, e é conhecedor e galardoador daqueles que o buscam, creia que o senhor está conosco até a consumação dos séculos. A confiança inteiramente em Deus é a única forma de vencer. Deus está sempre atento a nós, creia nisto.



CONCLUSÂO



O nosso intenso desejo deve ser pelo Deus que servimos, pela busca da sua presença, deleita-te no Senhor e Ele te abençoará sem reservas, a decisão de ser imediatamente livre das algemas da ansiedade e estresse e de cada interessado, portanto anele por isso e faça isso, decida deleitar no senhor imediatamente, tire todo desanimo, levante os olhos aos céus e louve a Deus pela sua vitória!



Jesus disse: "aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" corra aos braços acolhedores de Jesus e deixe Ele acalentar te com os desígnios cumprido em sua vida.

________________________________________


Cuidando do Corpo Com Moderação




Reflexão:- Uma escultura viva feita uma só vez, o corpo meu para ser de Deus foi criado, e existir assim como a Ele agrada.



Texto Básico:- I Coríntios 6: 12 – 20



“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? ( I Coríntios 6: 19 )



Introdução:- Qual o nosso comportamento ao nos relacionarmos ao tema descrito em sua amplitude restringida a um sub-tema: Cuidados Com o Corpo. Estamos vendo como desnecessário, e como procedimento de um aspecto vaidoso e, por conseguinte pecaminoso, ou podemos assimilá-lo como indispensável bem como a mim e a todos os cristãos? De acordo com o texto bíblico qual deve ser o nosso comportamento ante os exageros aos cuidados com o corpo. Precisamos alguma regra especifica? Posso agir como eu bem entender?

Haverá recompensa por aquilo que eu fizer ao meu corpo? Tudo começa no estabelecimento das leis naturais dadas ao ser humano por Deus lá no principio. Quando o criador fez o homem com toda a perfeição para a tua existência, obedecendo um padrão de qualidade determinado para que o homem possa desfrutar das leis estabelecidas ao funcionamento regular do corpo. Portanto a vontade incondicional divina é que todos nós desfrutemos de uma vida saudável com todas as prerrogativas de filhos de Deus e não uma situação em que sejamos induzidos pelo inconseqüente comportamento característico da vaidade excessiva de qualquer pessoa.



. Como eu e você queremos agradar a Deus, temos a responsabilidade de cuidar moderadamente do nosso corpo, preservando uma casa intransferível que somente cada um em particular pode tornar se guardião do templo do Espírito Santo de Deus. Ao estudarmos e observarmos a sociedade da pós modernidade, encontraremos inversões de valores, estas tais desprezam o existencial em detrimento da busca de uma beleza que traz efeitos colaterais, muitas vezes irreversíveis, tais como: Mutação física, desordem psíquica e emocional, doenças infecciosas transferidas ou não, doenças adquiridas em consequência de reações avessas do organismo.



. Portanto diante de uma exposição da mídia quanto a valorização em demasia, à forma física, expressão presencial do corpo, produção de uma aparência cada vez mais imponente; se faz necessário estarmos atentos para não cairmos na tentação das propostas inadequadas a qualquer ser humano e muito menos aos cristãos.



SAÚDE, OU CULTO AO CORPO?



. Os meios produtores da moda mundial tem sido o maior causador da conversão de adeptos do culto ao corpo. Via meio de comunicação fazem seus participantes se sentirem na obrigação de acompanharem as tendências da proliferação das exigências do mundo pós moderno. Por todos os cantos que focamos o nosso olhar do raciocínio, vemos os seguimentos diversos da sociedade fazendo suas exigências sob o limiar de uma evolução fraudulenta, ao insistir que as pessoas para fazer parte de sua comunidade, seja ela de que ramo social for, tenham um corpo à sua vontade expectadora sob a alegação de que é m procedimento que torna os seus objetivos acessíveis.



. Isto quer dizer que a máquina precisa existir em função da peça, e não a peça em função da maquina.Não poucas vezes temos tido noticias em mídia nacional de mortes de pessoas que passaram por processo de melhoramento estético e acabaram perdendo suas vidas, outros se deterioraram fisicamente podendo às vezes nunca mais se recuperarem das conseqüências indesejáveis. Sem contar que muitas vezes é possível que estes danos sejas estendidos a terceiros, pois indiretamente tornam se participantes dos procedimentos quando são levados por sentimentos, por ação involuntária para o cuidado de enfermos.



. Os produtos diversos expostos pela mídia tornam se muito mais caros que as suas ofertas milagrosas, ofertas estas que não tem o mínimo de escrúpulos, pois na verdade buscam satisfazer seus idealizadores A saúde é explicitamente indispensável a qualquer pessoa, sem ela a nossa existência torna se lesada e o conceito definido para saúde não se aplica. Isto é, “estado do individuo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal; estado do que é sadio ou são.”



. Cuidar da saúde é um dever de todos, uma responsabilidade dada por Deus a todos, devemos cuidar do nosso corpo. Jesus disse: “Ama o teu próximo como a ti mesmo” este amor que devemos ter é o cuidado necessário com moderação; o apostolo Paulo disse a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” Podemos imaginar aqui o Ap. Paulo colocando duas linhas imaginárias e dizendo: “as duas tem que andar juntas, o cuidado do ensino não pode ser sufocado em detrimento do cuidado a si mesmo, e o cuidado de si mesmo não pode auto sufocar-se pela doutrina” é necessário haver uma interpretação adequada e inerente ao que de fato o apóstolo estava dizendo.



. Não podemos em nome da doutrina bíblica, por errôneas interpretações subjugar o nosso corpo a uma falta de cuidados, levando o a desfalecer simplesmente pela falta de conhecimento da integralidade dos ensinos da palavra de Deus. Os cuidados do estereotipo devem observar a higienização no sentido amplo da ação e o cuidado intra-físico deve ser observado pela relevância da manutenção de uma vida saudável, regular com especificações criteriosas para não se deixar levar aos exageros.



. Temos visto pessoas adquirirem diversos tipos de enfermidades por falta de controle. Alguns organismos por serem mais resistentes, conseqüentemente resistirão por mais tempo a falta de controle, no entanto é possível que mais cedo ou tarde haverá uma bomba explodindo no organismo. E o que foi isto? falta de controle. Falta de cuidados preventivos, falta de cuidados no combate a certos males que se tratados no inicio tem cura. Existem algumas doenças que são silenciosas no organismo, e só se da por conta de sua existência ja em seu estado agravado. Tenha cuidado de ti mesmo, não estrague o teu corpo que fora feito para glorificar a Deus, descubra em caráter informativo, de como cuidar melhor do seu corpo sem exagerar.



. Tome uma decisão impar, comece a cuidar melhor do templo de Deus que é o teu corpo. São muitas as enfermidades. Porém as causas de morte mais comuns são por ocorrências cardiovasculares provenientes da hipertensão e diabetes que podem ser controladas através de dietas adotadas em conjunto com seu médico dando diretrizes ao controle dos níveis de açucares no sangue, menos consumo de sal, gorduras, medicamentos, exercícios, caminhadas e medicamentos indicados unicamente pelo médico.



. Estes e muito mais cuidados são estritamente necessários como cuidados excênciais para o corpo. Cuidados podem prevenir contra diversos tipos de males contra o templo do Espírito Santo.Os cristãos devem ter em primazia e como alvo preventivo a benção de Deus em suas vidas, mas não se esqueçam que a medicina foi estabelecida para que todos usufruam-na, o mesmo Jesus quando untou os olhos do cego com sua saliva e terra determinou que ele fosse utilizar algo terreno, lavando se no tanque de Siloé.



. O equilíbrio é o ponto fundamental para todas as razões, por ele é possível a descoberta do muito e do pouco, do leve e do pesado, do que aceitável e do que é imposto é o meio entre duas situações equivalentes, porém contraposta. Uma pessoa equilibrada em seu comportamento temperamental consegue resolver situações que aos olhos de outros seria impossível. Poderíamos definir o equilíbrio como o FIEL DA BALANÇA DAS MEDIÇÕES DO ASPECTO SER UM SER HUMANO, e para tanto tomarmos a iniciativa de ser justamente equilibrado.



. Por vezes ouvimos de alguém dizer um ditado bastante conhecido: Tudo que é demais sobra. E porque não dizer: Tudo que é de menos falta. Verdade há muitos que não conseguem viver ao menos à margem do ponto de equilíbrio, quando não é exagerado para mais, é para menos. Viver o equilíbrio é viver a prática da auto potencialidade de entender os diversos momentos que a vida proporciona, assim como o Ap. Paulo que disse: “Ja aprendi a me contentar, sei estar alegre e sei estar abatido, sei ter o pouco e também ter em abundância”



. As regras ditatoriais impostas pela sociedade, principalmente a do nosso século são a principio massageadoras das possíveis necessidades e por fim tornam se impostoras e acabam gerando nas pessoas os impulsos de desequilíbrio. Portanto destas imposições mundanas e humanas devemos fugir, e dando lugar ao espírito Santo para vivermos segundo a graça que nos foi concedida que sem duvida, estabelece o padrão divino para a vida cristã.



O TEMPLO DE DEUS



. Quando alguém olha para seu corpo e o reconhece como propriedade particular sua, está sendo conduzido pelo egoísmo e falta de entendimento do texto sagrado. Pois todos devem olhar cada um para o seu corpo e te-lo como santuário de Deus. A morada de Deus depois de sua morada eterna. O corpo dos homens tementes e obedientes a Deus é o lugar das moradas de Deus na terra. Deus tem muitas casas na terra, a bíblia diz-nos também que somos casa de Deus.



. Partindo do principio de que o nosso Deus é organizado, Ele não aceita que sua casa esteja em desordem, pois Ele bem sabe que tudo aquilo que é de nossa responsabilidade fazer, temos que fazer, afim de o agradá-lo, honrá-lo, adorá-lo. As palavra do Ap. Paulo autenticam isto ao dizer: “rogo vos pois irmãos pela compaixão de Deus, que Apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo”. Deus não aceita imundícia, casa suja, desarrumada, toda em desordem. Devemos ter noção exata do que nós somos, pois assim não fazendo, cairemos nos mesmos erros de muitos”. Não devemos nos tornar destruidores do templo de Deus, para os tais que assim fazem há uma justa recompensa.



. Nos ensinos do Ap. Paulo aos irmãos da igreja de Corintos encontramos com clareza que o corpo do cristão pertence a Jesus Cristo, e é Cristo quem exerce domínio sobre ele. Nós não nos pertencemos mais, a nossa liberdade da escravidão por Cristo, nos tornou propriedade peculiar de Deus. Eis então a razão de não fazermos mais o que queremos. Querer achar que somos donos da nossa razão e fazermos com o nosso corpo tudo o que imaginamos, é preciso andarmos como Cristo andou, é preciso sermos sóbrios e vigilantes.



. O Senhor Jesus agora é a nossa cabeça, nós somos apenas corpo, e o corpo é guiado pela cabeça, ele não tem iniciativa própria. Analise, e compreenda o preço altíssimo pago por Jesus a nosso favor, fomos comprados por bom preço da nossa vã maneira de viver, o sangue de Jesus derramado por nós. Nesta compra ele somente nos propôs sermos obedientes à sua palavra, portanto não torne sem efeito a vontade de Deus para a sua vida. Siga à risca os padrões estabelecidos divinamente.



PECADOS CONTRA O CORPO



. Ao ser formado por Deus, o corpo adquiriu dado pelo Senhor uma funcionabilidade para nós maravilhosíssima, são leis naturais que a ciência consegui descobrir e nos trás a sua grandeza com riqueza de detalhes. E entendamos bem que qualquer transgressão a estas leis seremos conduzidos a uma cobrança para volta à correrão, e como se nada estivesse acontecendo, muitos estão perdendo a oportunidade de corrigir erros que por vezes tem sido irreversíveis.



. Glutonaria:- A gastronomia esta mui enriquecida, há uma abastança em conhecimentos gastronômicos. Existem milhares e milhares de receitas e pratos deliciosos que aparentemente satisfazem até a alma. É importante, é aceitável, é louvável esta riqueza, pois isto diz que o homem mesmo muitas vezes sem aceitar está indiretamente reconhecendo e valorizando tudo o que Deus deixou ao homem para disto se alimentar e viver.



. Mas vejamos então que os homens cometem pecados por não saberem controlar se, e se entegam à glotonaria, comendo até se fastiarem, vão alem da capacidade do próprio corpo digerir os alimentos de forma natural, comem e bebem e se dão a comer e beber, sobrecarregando seus corpos. Isto tem levado muitos a adquirir doenças que levam à morte. Churrascada, comilança, bebedeiras, sentam se e passam horas e horas comendo e bebendo, como se aquela alimentação fosse o seu Deus para adoração, na verdade isto é um culto ao ventre, é glutonaria, e este procedimento pecaminoso contra o corpo, Deus condena e não aceita.



. Pessoas que tem tendências orgânicas a engordar, com o excesso de alimentos ingeridos são levadas à obesidade, os que não tem estas tendências são juntamente aos que tem levados a adquirir males internos como o excesso de gorduras no sangue, ácido úrico, diabetes, hipertensão e pelo auto consumo de alimentos gordurosos até mesmo câncer. Salomão escrevendo disse: “Quando te assentares à mesa com os poderosos põe uma faca à tua garganta” transferindo esta orientação à nossa realidade e preciso constantemente colocar um freio à nossa garganta. Comer muito não é comer bem, comer muito não é saudável. Seja bem sucedido com seu corpo que agrada a Deus, cuide dele com uma alimentação equilibrada, isto é o suficiente para o teu corpo.



. Fornicação:- As propostas do nosso século para o jovem são avessas aos ensinos bíblicos, vemos pais de adolescentes aceitando o relacionamento íntimo desde muito cedo para seus filhos, ou muitos filhos estão sendo levados por conselhos alheios à conjuntura dos estabelecidos por Deus e estão levando uma vida desregrada, entregando seus corpos ao domínio da sua vontade pecadora e a pessoas que muitas vezes nem as conhece, estão se comprometendo com possíveis enfermidades perniciosas.



. E veja, como se não bastasse é possível que esteja acontecendo bem perto de nós, filhos cuidem se, vocês são jovens preciosos, pais não esbravejem com seus filhos, mas oriente os, esclareça os, mostre com brandura e autoridade a vontade de Deus para suas vidas.



. Os dados das fontes de pesquisas mostram que no Brasil desde 1980 a 2007 foram notificados 474.273 casos de (AIDS), isto é um numero de habitantes de uma cidade grande, a grande maioria destas pessoas adquiriram este mal pela prática de relações pecaminosas. Precisamos atentar para outra situação que é o fato de uma possível e real desestruturação no futuro dos jovens por se entregarem tão cedo ao sexo ilícito, problemas de convívio social, de falta de profissionalização, de enfermidades psicológicas e outros.



Adultério:- O adultério sempre existiu após o pecado do homem no Éden, esta é uma prática sexual ilícita entre pessoas casadas com outras casadas ou solteiras. Ha a necessidade de uma constante vigilância, pois muitas são as propostas que estão sendo colocadas em nossa atualidade facilitando a familiarização desta prática pecaminosa. Os maiores responsáveis por esta provocação são uma mente contaminada pelo pecado, mídia televisiva, revistas pornô, programas televisivos, novelas, livros eróticos, apologia ao adultério.



. A vontade do homem e seguir os seus próprios desejos, não se importando com a vontade de Deus. Deus condena o adultério e a poligamia. Para o homem natural com influências o matrimonio sólido e sem mácula perdeu o valor, a monogamia é coisa ultrapassada, mas para Deus é atual e necessário, louvável e cheira bem às suas narinas.



. O cuidado deve estar presente, pois o envolvimento de um homem e uma mulher para a prática do adultério começa com flertes, e se nesta hora buscarem uma repulsa, estarão livres de cometerem pecado. A maturidade do relacionamento conjugal faz com que estes males sejam evitados, por intermédio da mutua confiança. Deus se agrada dos seus filhos quande estes prezam em fazer a sua vontade.



. A Prostituição:- Esta situação prejudicial ao corpo é composta por toda sorte de atos sexuais ilícitos, até mesmo as do homosexualismo, lesbianismo, orgias sexuais, pedofilia, incesto… A igreja de “JESUS É O ÚNICO INSTRUMENTO DIVINO NA TERRA PARA CONFRONTAR COM A VERDADE TODAS AS PRÁTICAS PECAMINOSAS” propostas sem temor algum para que o ser humano se de a elas.



. Não é difícil se deixar levar a estas práticas e muitos já encontraram o caminho do abismo indo por elas. E o que abriu este caminho foram filmes pornográficos, revistas, sites com conteúdo promiscuo e outros. Gostaria de chamar a atenção do caro estudioso das matérias da escola dominical e professores e simpatizantes e os não das qualificações aqui colocadas, que na atualidade os maiores site de relacionamento mundial é o Orkut, o MSN e outros mais simples, tem facilitado as pessoas a estarem expostas a conteúdos abomináveis a Deus, onde só a particularidade do individuo pode ter acesso.Deus vê todas as coisas, cuidemos-nos.



. A sutileza do inimigo tem levado muitos a uma contaminação do corpo e da alma e por conseqüência a contaminação do espírito pela ação dos propósitos do inimigo no homem, somos ensinados pela bíblia sagrada a purificar nosso corpo alma e espírito, e isto só pode ocorrer quando sem reservar nos doamos ao Senhor em obediência à sua palavra.



Conclusão:- Uma vida saudável é vontade de pessoas inteligentes quererem. Todo cristão deve proporcionar ao templo do Espírito Santo um cuidado moderado sem extravagâncias. Não devemos nos deixar levar pelos modismos mirabolantes e às propostas que fazem mal ao nosso corpo. Use o seu corpo para agradar a Deus, ofereça o teu corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional. Tudo o que fizermos na vida temos que fazer para agradar a Deus, para glorificar ao seu nome. Sejamos zelosos do templo do Templo do Senhor. Amém